segunda-feira, julho 25, 2005

Questionário Cinéfilo

Recebi um questionário/desafio pelo gonn1000, criado pelo migueL.
Não morro de amores por questionários, mas como fui solicitado pelo meu caro colega, irei responder. Cá vai disto:

1. O que é para ti o Cinema?
Como já referi certo dia, o Cinema como forma de Arte tem a excepcional capacidade para nos entreter, divertir, distrair e incitar. Ingressamos numa sala escura, e somos inebriados por todas aquelas imagens e sons, universos quiméricos, mágicos. Aí a verdadeira imagem artística surge dentro de cada um, ela dialoga todo o tempo com o nosso inconsciente. Tem a virtuosidade para atingir a alma do espectador, expondo suas paixões, frustrações, desejos, inquietações. Murmura os seus mais íntimos segredos numa linguagem que só ele compreende.

1.1 Como o encaras: Arte ou Entretenimento?
Ambas as perspectivas são válidas para mim. Mas como a Arte é uma forma de expressar emoções supra pessoalmente, quedo-me um pouco mais para o lado da Arte.

2. O que tem de ter um cineasta para que possas admirar a sua obra?
Capacidade para sensibilizar, instigar ou abalroar a minha alma.

3. O que tem de ter um actor/actriz para apreciares a sua interpretação?
Terá de ser alguém que não reconheça pelo nome, filme após filme. Terá de ter desenvoltura e paixão pela profissão. Alguém que se entregue de corpo e alma a uma personagem, renuncie o que já retratou e se apodere distintamente da nova figura.
Há poucos assim: Johnny Depp, Russell Crowe e Daniel Day-Lewis.

4. O que preferes: créditos iniciais ou créditos finais? Porquê?
Os iniciais, pela oportunidade facultada para a criação de um prefácio cativante e um adorno enriquecedor da obra.

5. Achas que as barreiras que separam o cinema das outras artes podem, em circunstância alguma, ser quebradas?
Claro que sim. No entanto o Cinema tem a sua própria identidade e deverá existir uma inovação, um processo inventivo e o resultado deverá ser transcendental (para ser aplaudido por mim). Os elementos cinematográficos deverão ser claramente superiores e perfeitamente distintos.

6. Passo o desafio a...

Gustavo H.R.;
Ana Marques;
Pedro Quintino;
Vera Alves;
NeTo;
Brain-Mixer;
Paulo Costa;

E todos quantos desejarem participar. Propaguem o questionário pela blogosfera… pelo grande migueL.

14 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

Tb não dispenso os créditos finais e qt ao post apagado... no problem. ;)

Grande abraço Renato!

1:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Belas respostas... vou pensar nas minhas (obrigada por me passares o questionário) e quando as tiver ponho-as no blog. Arrisco-me a escrever mais ou menos aquilo que escreveste porque concordo com o que dizes. As perguntas não são de resposta fácil. :)

3:46 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Obrigado eu, por aceitares o desafio.

4:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já respondi ao desafio que o Miguel me lançou no meu blog.

Cumps. cinéfilos

4:53 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

André: Obrigado pelo elogio.

Renato: Bem, também não é preciso gozar cmg ;) Obrigado Renato!

7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Allô Xiko!!!
Garoto, pôxa aí hein?? coisas lindas que vc escreveu nesse post!! tomára um bom negocio aí para si e todos os seus participantes desse blog maravilhoso!!´

Um Abraço Amigão!!!

:)

12:02 da manhã  
Blogger Mussolini said...

Tal como apontou a Vera, será dificl fugir a certas coisas que disseste nas tuas respostas, mas farei o meu melhor, e o mais depressa possível.
Obrigado pelo desafio, Francisco.

12:48 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Mr.Reis: LOL Um grande abraço!!

Pedro: De nada. ;)

8:42 da manhã  
Blogger MPB said...

Obrigado pelo convite brevemente teras a resposta no blog ;)

Cumps

12:35 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

De nada, manda vir.

12:59 da tarde  
Blogger brain-mixer said...

Demorei a responder ao desafio, mas lá está ele! Tá postado no meu blog.

10:27 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Obrigado!

9:06 da tarde  
Blogger Gustavo H.R. said...

Ora, não havia percebido que você tinha passado este questionário também para mim, há tanto tempo. Creio que irei respondê-lo.
Cumps.

2:00 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Nunca é tarde de mais...
Cumprimentos.

1:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter