quarta-feira, agosto 17, 2005

Jarhead



O novo filme de Sam Mendes (que venceu o Oscar de Melhor Realizador com “American Beauty”) intitula-se “Jarhead” e tem estreia mundial agendada para 4 de Novembro do presente ano.

“Jarhead” (termo utilizado para descrever os Marines) segue “Swoff” (Gyllenhaal), um jovem que se alistou para servir na Guerra do Golfo, sofrendo com o insuportável calor debaixo de um Sol abrasador e completamente à mercê dos soldados iraquianos. “Swoff” e os seus amigos Marines apoiam-se numa sardónica humanidade em território desconhecido e hostil, numa causa que não compreendem totalmente. Jamie Foxx (“Ray”) interpreta o Sargento Sykes, que lidera o pelotão de Swofford.
O filme é baseado no best-seller de 2003 da autoria do veterano Anthony Swofford, sobre as suas experiências na preparação da Operação “Desert Storm” na Arábia Saudita e nas experiências de combate no Kuwait. “Jarhead” é um retrato obscuro, uma indagação honesta sobre episódios surreais, trágicos e absurdos.

O realizador inglês Sam Mendes, ofereceu duas pérolas à Sétima Arte e apesar de “American Beauty” (1999) ser uma obra superior, “Road to Perdition” (2002) foi um filme que também apreciei copiosamente. Não adorei completamente o trailer já lançado (muito por culpa da música seleccionada), mas aguado ansiosamente o filme. Sam Mendes é um perfeccionista nato e o elenco deste filme é admirável: liderado pelo excelente Jake “Donnie Darko” Gyllenhaal e seguido pelos oscarizados Jamie Foxx e Chris Cooper (“Adaptation.”). Acredito que esta será a derradeira confirmação e consagração de Gyllenhaal. A ver vamos…

19 Comments:

Blogger brain-mixer said...

Como todos os grandes realizadores, Sam Mendes também passa pelo género de guerra. Senão vejamos:
Spielberg fez o Resgate do soldado Ryan; Stone/Platton; Ridley Scott/Black Hawk down; De Palma/Corações de aço; Kubrick/Full Metal Jacket: FF Coppola/Apocalypse Now, e por aí adiante... Ora, sem contar com a música do trailer (Tens razão Francisco, ñ ajuda nada!) do que vi parece-me ter tudo para se tornar um pequeno clássico de guerra. Só esperemos que não nos troque as voltas e nos desiluda, hum...

2:20 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Bom apontamento Brain... E Jeunet lançou "Un Long Dimanche de Fiançailles", sem esquecer outro brilhante de Kubrick: "Paths of Glory", uma absoluta Obra-Prima!

Acredito em Sam Mendes, ele gosta de levar muito tempo a trabalhar num filme. É um perfeccionista.

3:01 da tarde  
Blogger Gustavo H.R. said...

Em BELEZA, Mendes provou ser plenamente apto a extrair poesia e algo a mais de uma simples imagem. Já em ESTRADA, um filme que considero apático e frio, fixou-se apenas no território da beleza plástica. Tenho esperanças de que ele re-acenda sua chama irónica e crítica com este JARHEAD.
O trailer mostra imagens impressionantes, mas a música deixa tudo realmente um tanto estranho. A premissa me lembra THREE KINGS e FULL METAL JACKET.

3:22 da tarde  
Blogger not_alone said...

Eu vi o trailer e fiquei fascinado. O filme parece mt bom e o Jake Gylenhall tem feito um percurso interessante.

4:08 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Gustavo: As imagens são realmente interessantes. Confio em Mendes.

not_alone: Gyllenhaal é um actor muito bom. Será a definitiva confirmação? Espero que sim.

4:19 da tarde  
Blogger Mussolini said...

'American Beauty' faz parte da minha lista de filmes favoritos e, como tal, faço questão de ver 'Jarhead'.
Parece-me ter um bom elenco.

4:50 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

A não perder.

5:01 da tarde  
Blogger gonn1000 said...

Parece de facto promissor, por isso espero que seja melhor do que o desapontante "Road to Perdition"...

5:25 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Qual desapontante qual quê? :)

Enfim... pareço ser o único a admirar "Road to Perdition"... :\

5:47 da tarde  
Blogger MPB said...

Eu também admiro bastante "Road To Perdition"... e Aquela fotografia :D

Fico à espera deste filme de Sam Mendes, e por acaso acho mesmo que é a consagração de Jake Gylenhall.

Cumps

7:28 da tarde  
Blogger not_alone said...

Espero que seja a confirmação porque também gosto bastante dele como actor. Este ano também espero com grande ansiedade outro filme dele: Proof, com Gwyneth Paltrow e Anthony Hopkins. Que me parece ser um possível candidato aos Oscars.

7:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jake Gylenhall é um actor que aprecio bastante, esteve bastante bem em Bubble Boy, excelente em Donnie Darko e mediano no gélido Day after Tomorrow. Espero que seja desta a sua consagração. Quanto ao filme, gostei bué do American Beauty, será caso para dizer: "Venha lá ele!"

10:00 da tarde  
Blogger Coutinho77 said...

Meu amigo, nem penses ser o único a admirar "road to perdition"... eu simplesmente adoro TUDO naquele filme, desde composição sonoro (simplesmente brilhante) à direcção artistica tudo é magnifico. E o paul newman devia no minimo ter ganho o oscar pela representação.. enfim... espero um grande filme aqui assim deste "jarhead" no entanto~concordo contigo nesta compos~ição musical ser meio estranha...
Abraço!

2:29 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

ne-to: Obrigado pelo apoio :D

not_alone: Aguardemos pelo reconhecimento de Gyllenhaal.

membio: É esse o espírito :)

coutinho: Afinal não sou mesmo o único a admirar "Road to Perdition"! Abraço

8:50 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

É um elenco fabuloso.

7:53 da manhã  
Blogger brain-mixer said...

Francisco, a admiração por Road to Perdition tb passa por mim, hem. E Conrad L. Hall fez um belo trabalho, que descanse em paz...

11:51 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Boa, mais um! Poderemos ser poucos, mas somos bons! :)

12:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou ansioso por isto.

Cumps. cinéfilos

5:15 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Em pulgas, meu caro colega, em pulgas! :D

5:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter