sexta-feira, setembro 23, 2005

Os planos de Chan-Wook Park



O fabuloso realizador da Trilogia de Vinganças (“Sympathy for Mr. Vengeance”, “Oldboy” e “Sympathy for Lady Vengeance”), Chan-Wook Park, já anunciou o seu próximo projecto: um romance Sci-Fi intitulado “I Am a Cyborg”. O projecto arrancará no início do próximo ano e o enredo gira em torno de uma jovem mulher internada num asilo psiquiátrico, que julga ser um robot e segue o desabrochar de um romance entre ela e outro paciente.

Para além deste filme, Park tem idealizado um filme sobre vampiros e outro sobre o Partido Popular Revolucionário. Um desejo que surgiu depois do filme “The President’s Last Bang” (acerca da morte do presidente Chung-hee Park em Outubro de 1979) ter sido severamente censurado.

Por aqui ainda falta estrear o último capítulo da Trilogia de Vinganças, “Sympathy for Lady Vengeance” e “Three… Extremes” (aka “Three, Monster”). Trata-se de um filme dividido em três segmentos, pelos quais os brilhantes realizadores Chan-Wook Park, Takashi Miike e Fruit Chan são responsáveis. O segmento de Park intitula-se “Cut”, o de Miike “Box” e o de Chan “Dumplings”.

OldBoy” foi uma das mais brutais experiências vividas por mim numa sala de Cinema. Mesmo depois de cessar o seu visionamento, o filme foi crescendo em mim, entranhando-se no meu âmago ao longo dos dias. Melhor do ano até ao momento? De longe!!!! Este genial realizador coreano anda iluminado e apinhado de ideias. Mau é não termos muitas possibilidades para acompanhar o desabrochar das suas obras. É penoso viver num país do Terceiro Mundo Cinematográfico, que recusa seguir a carreira deste prodigioso e admirável autor contemporâneo. É necessário empregar um enorme esforço individual para acompanhar a Obra deste talentoso criador. Mas vale bem a pena lutarmos pela contemplação das suas Obras-Primas!

10 Comments:

Blogger Hitler said...

Boa notícia.
Bons filmes nunca são demais, principalmente quando há cada vez mais "maus filmes" do que "bons".

10:46 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

As boas notícias acompanham o fim da silly season. Mas o que disseste é uma verdade inexorável... a quantidade de lixo a estrear é abjecta.

Também custa imenso verificar como alguns ficam viciados com o lixo e já não reconhecem preciosidades quando estreiam.

11:39 da manhã  
Blogger brain-mixer said...

Hás-de ver, quando este gajo for apanhado pelo mainstream americano (logo a qualidade poderá decrescer radicalmente) todas as salas de cinema irão exibir e promover os seus filmes. Mas enquanto for desconhecido para a grande maioria do público, nada feito.

Ah e a sinopse desse “I Am a Cyborg” parece-me o Blade Runner invertido... ;)

11:47 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

"Blade Runner" invertido e a curta história inserida no filme "2046" de Kar-Wai Wong. ;)

Existem realizadores que não decrescem a elevada bitola da sua obra, só porque se tornam mainstream... acredita que existem e um exemplo é Tarantino!
E Park é um autor com carisma suficiente para se manter fiél aos seus princípios.

12:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É possível francisco...e esperemos que sim!

O que eu queria mesmo era ver o “Sympathy for Lady Vengeance" e não faço ideia como o arranjar. Os outros dois já vi por isso só faltava mesmo este :(

1:42 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Meu caro JTC,
Terás de soar as estopinhas para o obter. O filme estreou na Coreia do Sul a 29 de Julho e chegou à Europa via Festival de Veneza. Apenas em Fevereiro de 2006 chega aos States!! Por aqui... lá para 2423... ou assim...

Não sei se aguardarei muito mais tempo... talvez recorra a certas e determinadas situações... :)

1:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se tiver metade da qualidade do Oldboy, já será um bom filme :)!

Cumps. cinéfilos

2:41 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

s0lo: Se tiver um quarto da qualidade, será um bom filme! ;)
Cumps.

migueL: É um autor sublime. Tem uma capacidade cinematográfica efervescente... entranha-se e amotina. Fabuloso!
Abraço!

3:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Francisco, devo-te confessar que de todos os filmes apenas conheço o "Old Boy" e fiquei absolutamente rendido! É sem dúvida um dos realizadores, assim como James Wan que vou começar a seguir mais atentamente! Quanto à silly season acho que continuará sempre a existir infelizmente... umas vez com mais intensidade do que outras!
Um abraço! :)

8:30 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

André, procura imediatamente descobrir Park Chan-Wook! Em relação à silly season... o Verão terminou e aproximam-se alguns filmes com bom potencial!

8:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter