terça-feira, dezembro 13, 2005

9º Festival de Cinema Luso-Brasileiro

Terminou no passado Domingo o 9º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, o único do país a divulgar o novo Cinema brasileiro. “Cinema, Aspirina e Urubus”, estreia auspiciosa de Marcelo Gomes no formato longa-metragem, foi galardoado com o prémio de Melhor Filme, perante mais sete concorrentes (incluindo dois portugueses). Este prémio sucede à presença na secção “Un Certain Regard” do Festival de Cannes e ao prémio do Festival Brasília. O filme segue o alemão Johann, que fugindo da Segunda Guerra Mundial viaja pelo Brasil vendendo aspirinas. No sertão nordestino conhece Ranulpho, com quem vai dividir experiências e conversas, além de enfrentar perigos e ameaças. O filme reveste-se de um surrealismo esplêndido onde o seu horizonte (panorama) desenvolve uma subtil relação com as personagens, mostrando o Brasil num dos seus momentos de maior conflito: o início da revolução industrial. É uma história sobre diferenças, sobre o encontro de dois mundos que dá azo à discussão de temas que permanecem actuais, como o preconceito, a solidariedade e as diferenças culturais.

No respeitante à cinematografia portuguesa, “Adriana” de Margarida Gil recebeu o Prémio Especial do Júri, “Alice” de Marco Martins recebeu o Prémio Revelação e Nuno Lopes (“Alice”) recebeu o galardão de Melhor Actor. A crítica especializada, bem como o público do certame da Feira premiaram a comédia de Sérgio Bianchi, “Quanto vale ou é por quilo?”. A Melhor Actriz foi Cláudia Melo (“Quanto vale ou é por quilo?”).

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A minha estreia em festivais deu-se este ano, há umas semanas atrás no Festival Internacional de Cinema do Funchal. Mas o "Pandora" do Cunha Telles foi muito fraquinho... Vocês é que têm sorte com tanto festival- damn you:P

Abraço!

4:44 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Felizmente temos. Somos um país com alguns festivais, resta-nos procurá-los e mostrar interesse.

Abraço!

7:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter