quinta-feira, fevereiro 08, 2007

60º Festival de Cannes



Numa ruptura com a tradição, um determinado número de filmes a ser exibido na 60ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes ainda não teve estreia mundial e, jamais estará disponível para lançamento. Os filmes em questão serão curtas-metragens de 2/3 minutos e farão parte das comemorações do 60º aniversário do festival. As 30 curtas estarão a cargo de nomes como Wong Kar-wai, Hou Hsiao-hsien, Gus Van Sant, Tsai Ming-liang, Theo Angelopoulos, Ken Loach, Michael Cimino, Wim Wenders, Lars von Trier, Amos Gitai, Abbas Kiarostami, Chen Kaige, o nosso Manoel de Oliveira e ainda estão por confirmar cineastas como David Lynch, Quentin Tarantino, os irmãos Coen, Emir Kusturica, Nanni Moretti e os irmãos Dardenne. Stephen Frears será o presidente do júri e o festival decorrerá entre os dias 16 e 27 de Maio.

9 Comments:

Blogger RPM said...

olá amigo!

que engraçada a iniciativa....então deve ser 30 realizadores x 2 minutos = 60 minutos = 60º edição!

pronto! junta-se tudo e temos um filme de 60 minutos, não???

abraço grande

RPM

10:28 da manhã  
Blogger Flávio said...

Um tema para discussão: Óscares versus Cannes? Qual deles é a maior celebração do cinema, a grande festa universal dos filmes?

Acho que Hollywood é menos universalista e mais americanizada, mas os seus filmes têm mais impacto que os de Cannes. O realizador Takeshi Kitano, várias vezes premiado em Cannes, disse mesmo que o óscar é o único prémio do mundo que pode ter uma influência decisiva na carreira de um cineasta

3:09 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Rui: Ora aí está uma belíssima equação, com bastante sentido.

Abraço!

Flávio: Pessoalmente, questões sobre qual a maior celebração do Cinema são indiferentes. Acima de tudo desejo que o Cinema seja o cerne destes eventos e quando encaro um festival a minha atenção recai na qualidade (ou falta dela) dos filmes em si. Tudo o que gravita em seu torno, tenha mais ou menos brilho, mais ou menos luxo, é-me completamente indiferente. Não ligo a Festas Universais, apenas desejo ser arrebatado filme após filme. As minhas celebrações são individuais.

Carpetes vermelhas e influências de galardões não representam o meu conceito de Cinema.

4:03 da tarde  
Blogger Hugo said...

O Cimino a filmar de novo! Isso sim é notícia (mesmo que seja uma curta metragem)

4:43 da tarde  
Blogger Nuno said...

Flávio, os dois eventos não têm nada a ver... Cannes é um festival, os Oscar uma simples cerimónia de uma noite. Não se compara.

9:11 da tarde  
Blogger AEA Produção said...

E que belos 60 minutos :D

9:48 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Hugo: Uma agradável Boa-Nova.

Nuno: Plenamente de acordo.

produção: A questão é: como aceder a estas relíquias?

7:06 da tarde  
Blogger MPB said...

Francisco, Produção sou eu mesmo.. é o problema do google/blogger.

Em relação a ver estas "coisinhas", é esperar que a internet faça uns milagres :D já que pelo mercado cinematográfico não vejo grandes milagres.

Cumps

5:10 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Se caísse uma edição em DVD do céu, já me dava por satisfeito. Mas é pouco provável.

Cumprimentos!

8:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter