terça-feira, setembro 11, 2007

Ainda sobre leões...


Mais do que salientar o Leão de Prata que Brian De Palma arrecadou com a realização de “Redacted”, torna-se incontornável assinalar o seu 67º aniversário. Porque não me surpreende assim tanto que sua data de aniversário se situe a 11 de Setembro? Até “Sisters” (1973) tinha vários vislumbres das Torres Gémeas inacabadas…
O seu Cinema é assente no voyeurismo da própria morte. Com uma estética inquieta e impetuosa, expõe panorâmicas, travellings, longos planos sequência, ângulos desorientadores e planos picados que realçam a vulnerabilidade do ser humano, numa imagem que se encontra ao serviço da palavra. Produto de uma adolescência decorrida nos anos 60, De Palma manifesta fortes sentimentos contra a degeneração moral de uma América convertida em sociedade arrogante, movimentando suas películas num mundo corrupto, dentro do qual seus protagonistas tentam encontrar um marco moral que os ampare.

Parabéns Brian De Palma! És imenso!

5 Comments:

Blogger Luís A. said...

imenso sem dúvida. o meu realizador favorito na juventude, agora finalmente reconhecido! parabens mr. de palma

4:11 da tarde  
Blogger Gonçalo Trindade said...

É um realizador enorme a quem nunca foi dado o devido valor. Este é (que eu saiba) o seu primeiro grande prémio em toda a sua carreira, e é óptimo ver finalmente que se começa a dar a De Palma o reconhecimento que este merece. O homem fez o "Scarface", pelo amor de Deus! Entre outras grandiosas obras-primas, claro.

10:28 da tarde  
Blogger meldevespas said...

Ainda me lembro bem com que espanto vi (e depois já revi vezes sem conta) o Scarface. Pra mim foi a apresentação de três personagens que admiro muito, o inimitável Al Pacino, a mais que bonita Michelle Phiffer e o cirurgico De Palma.
Nos últimos tempos tive oportunidade de ver a Dália Negra, e francamente fiquei um bocado decepcionada, apsar do elenco ir muito bem, achei a estória confusa e mal resolvida aqui e ali.
No entanto a beleza visual do filme, a cor, o sangue, a sensualidade, mostram bem o que este homem sabe fazer até por um filme menos conseguido.
Parabéns pelo Leão Brian de Palma.

11:39 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Luís: Existe um interessante fio condutor pela sua filmografia. Pena que nem todos o consigam percepcionar.

Gonçalo: Já tinha lá por casa um Urso de Prata, graças a "Greetings". Infelizmente, ninguém o presenteia com Ouro...

Mel de Vespas: E parabéns por mais um aniversário.

9:18 da manhã  
Blogger Juom said...

Imenso é a palavra-chave.

11:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter